Obrigada, Laura Ingalls!

Eu sou o que se chama em inglês de bookworm. A primeira coisa que me faz feliz é estar com as pessoas que eu amo. E em segundo lugar vem os livros.

Minha memória não é tão boa para eu afirmar que quando aprendi a ler um novo mundo se apresentou. Mas lembro que desde pequena eu me punha numa felicidade incrível quando meus pais me levavam numa livraria e diziam que eu podia escolher um livro. Isso na época da coleção Lagarta Pintada (“A vaca mimosa e a mosca zenilda”, “Maria vai com as outras”, “A limpeza de Teresa”).

Porém, há um momento da minha vida que eu guardo como aquele em que eu descobri o que um livro poderia fazer por mim: permitir que eu vivesse uma outra vida. Fazer amigos que eu não conheceria. Conhecer outras realidades.

Eu nunca quis uma vida diferente da minha! Só que descobrir que existiam tantas outras “vidas” e que por um tempo eu podera vivenciá-las… ah, isso foi mágico.

Isso aconteceu na 3a série (agora 4a, no novo modelo escolar?). O livro foi “A casa na floresta”, da Laura Ingalls Wilder, uma menina americana nascida em 1867 e que percorreu com a família o interior dos EUA.

A tarefa era ler este livro. Eu me encantei de tal maneira, que devorei os outros 8 livros da série. Durante aqueles meses, Laura foi minha amiga. Com uma enorme tristeza me despedi dela ao terminar “Os quatros primeiros anos”. Mas outros amigos e outras vidas fantásticas me esperavam.

Ainda me sinto assim. Ler um bom livro me faz feliz. Genuinamente feliz.

Anúncios

9 comentários

  1. Nem acreditei quando li sobre Laura Ingalls! Eu tive a felicidade de ser uma amiga fora das páginas de Laura, mas viajava como você ao ler. Era quarta série sim. não vem ao caso…adorei o blog, Ju. Confesso que quando comecei a ler o email pensei: Pronto! a Júlia está escrevendo um livro!
    E por que não? seria um romance ou um policial? uma comédia ou uma ficção?
    Sendo o que for, seguirei o blog e espero que o livro um dia. Bjs amiga, parabéns.

    1. Ah, que fofa, Mãrr! Imagina que legal deve ser escrever um livro?! Mas não tive ainda nenhuma ideia digna de colocar no papel. Assim, me divirto com outas pessoas mais talentosas! hehe

  2. Jú querida,

    Adorei esta sua novidade.
    O blog está uma delicia, de ver e de ler e você já conquistou mais uma seguidora. Já inclui nos meus favoritos.
    Seu comentario sobre a serie da Laura Ingalls, me trouxe saudosas e gostosas lembranças.

    bjs

    tia Cecé

  3. Oi Júlia! Foi uma ótima surpresa saber da novidade deste seu blog! É meu primeiro comentário em um blog, mas o faço com muito entusiasmo pela amizade que tenho por você. Afinal, trabalhamos algum tempo juntos e eu não sabia da sua predileção por livros. Não li “A casa na floresta”, mas, posso imaginar o quanto ele representou para o seu ingresso no mundo dos livros. Os bons livros de ficção transportam a gente para fantasias tão criativas e reais, que são capazes de nos desprender dos males da civilização pós-moderna. Espero que, brevemente, você nos brinde com a criação de sua estória. Um forte abraço!

  4. Olá Julia, recebi seu e-mail e fiquei pensando… quem é Júlia? Busquei na caixa de e-mail e descobri, fizemos cursinho no Marcato em 2007. Bem adorei o blog e fiquei muito feliz por encontrar alguém que se descobriu na leitura com o “A Casa Na Floresta”. Tenho o meu livro até hj e confesso que passo os olhos de vez em quando. O capítulo que descrevem o Natal, as carnes sendo defumadas, a manteiga que a mãe da Laura fazia… sinto o cheiro de tudo isso até hj.
    Parabéns pelo blog.
    Bjod

    1. Oi, Vanessa!
      Que delícia saber de alguém que também tem a Laira Ingalls como uma incrível memória da infância! Espero que encontremos outros livros em comum.
      beijo

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s