Dica da amiga (Flavia G. N. Becker)

Livro: “Maus”, de Art Spiegelman
Estilo: Livro em Quadrinhos
Tema: O livro conta a história verídica de como Vladek Spiegelman, pai do autor,  passou e sobreviviu ao Holocausto – o extermínio, durante a 2a Guerra Mundial, de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista, entre eles os judeus, os homossexuais, as testemunhas de Jeova etc.
Vladek é um judeu polonês que passou por toda a 2a Guerra Mundial, foi enviado ao campo de concentração de Auschwitz e sobreviveu. No livro, ele narra sua experiência ao filho (autor do livro), que diversas vezes interrompe a narrativa do pai para fazer questionamentos, seja sobre a história, seja sobre o próprio caráter do contador da história. A história é retratada em quadrinhos em preto e branco, e os personagens são transformados em animais: os judeus são retratados como ratos, os nazistas como gatos, os poloneses não judeus como porcos e os americanos como cachorros.
Por que vale a pena ler: O livro retrata de forma singular o Holocausto. Apesar do tema pesado, sua leitura, graças aos quadrinhos, é muito mais “leve” do que o de costume. “Maus” me cativou desde as primeiras páginas e não consegui parar de ler. Você se apega ao personagem, mesmo ele não sendo nenhum super herói ou bom mocinho, e quer saber como toda aquela história acaba, ficando chocado com as coisas que o homem pode ser capaz de fazer a outro ser humano. Ao tratar da história de uma pessoa, no meio daquela multidão de vítimas da guerra, o livro dá forma, nome e rosto a pessoas que, na maioria dos casos, são tratadas apenas como números. É uma leitura interessante, com muito conteúdo e reflexão, mas sem aquele tom tão pesado. Recomendo 100%.

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s