Identidade

Com o blog, um outro aspecto da escrita mostrou-se ainda mais evidente para mim: como a forma como escrevemos revela uma outra marca da nossa personalidade.

É algo nítido – e inclusive estudado por profissionais – que os autores publicados tem modos particulares de escrever, como usam certos recursos linguísticos, como encadeiam suas ideias, que significados dão às palavras…

Essa diferenciação, ou identificação, entre os autores pode ser observada nos escritos de qualquer pessoa alfabetizada. E eu percebi isso ao reler os posts “dica do(a) amigo(a)”, nos quais tenho convidado amigos(as) para contar sobre algum livro de que tenham realmente gostado.

Ainda só foram 3 participações, mas já dá para perceber como as pessoas que os escreveram são diferentes de mim e entre si. Basta avaliar o que lhes pareceu importante destacar, a ordem das ideias, as palavras escolhidas, o quanto escreveram… Vejo uma pequena amostra da personalidade delas espelhada no texto que escreveram.

Claro que não sou nenhuma expert e esse trabalho é fácil por eu conhecer bastante as pessoas que escreveram esses posts.  Porém, posso dizer que é enriquecedor conhecer um pouco mais dos meus amigos e apreciar uma das muitas contribuições que a linguagem escrita nos traz.

Anúncios

7 comentários

  1. Jú querida, sou uma das responsaveis por seus agora mais de 1000 acessos. Parabens!!!!! gostoso ver que, como eu, tantas pessoas estão curtindo o que você comenta.
    Adorei estas suas observações sobre “estilo literario” e personalidade. Vou passar a reparar mais. bjs

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s