“Prelúdio para a morte”

Baader-Meinhof. Já ouviu falar?

É um fenômeno psicológico que imagino que a maioria de nós já experimentou. Sabe quando você aprende uma palavra ou um fato novo e acaba cruzando com ele logo em seguida? Então você pensa, “que coincidência, acabei de ler que a atriz Bárbara Paz é de Campo Bom e hoje recebi esse convite para um casamento na mesma cidade!”. (baseado em fatos reais…risos)

Na verdade, aprendemos inúmeros fatos e palavras rotineiramente, mas se a informação é encontrada logo em seguida, o cérebro dá uma grande importância a essa repetição, de modo que consideramos o acontecimento com certa surpresa.

Toda essa introdução foi para contar que quando li “Prelúdio para a morte”, de Val Mc Dermid, experimentei um Baader-Meinhof.

Eu tinha acabado de ler “O garoto no convés” (livro de que já falei aqui). Por meio de uma narrativa romanceada, conheci a história do motim no navio inglês Bounty e me familiarizei com as figuras do capitão Bligh e do “amotinado-líder” capitão Fletcher.

Depois de um romance histório, quis variar e escolhi um livro policial/suspense. E qual era o assunto? A descoberta de um corpo, na Inglaterra, que poderia ser do capitão Fletcher, cuja história oficial reza que não voltou a sua terra natal depois do motim!

Dois livros sobre o motim no Bounty num curto espaço de tempo? Baader-Meinhof, com certeza!

“Prelúdio para a morte” é um suspense muito bom, no qual diversas tramas se cruzam. A principal delas foca na estudiosa Jane que vê, no aparecimento de um cadáver com tatuagens características da época do motim, a chance de provar sua teoria de que o capitão Fletcher teria retornado à Inglaterra e contado sua história a um poeta da época, Wordsworth. Mas há vários interesses em jogo e não se sabe bem quem é favorável ou não à comprovação da tese de Jane.

 

 

 

 

 

 

 

 

PS: Só não entendi bem o título do livro em português… (Em inglês: “The grave tatoo”)

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s