“The particular sadness of lemon cake”

Ter expectativa é acreditar na possibilidade. A expectativa, em si mesma, não é boa ou ruim; tudo depende do resultado (é o que eu esperava?) e de como lidamos com a frustração ou com o fato de obtermos o que desejávamos.

No caso de um livro, eu tendo a criar expectativas, maiores ou menores de acordo com o que eu imaginei que a história será a partir do que li na sinopse. Quando comprei “The particular sadness of lemon cake”, caí na roubada de acreditar que seria um livro que ia amar. Afinal das contas, pela sinopse o livro parecia que iria enveredar por um caminho.

Só que a autora do livro não sou eu e a história não é minha. E a história que Aimee Bender resolveu contar não bateu com o que eu imaginei.

Ao fazer nove anos, Rose desenvolve uma aptidão incomum: consegue perceber os sentimentos da pessoa que preparou a comida. Ao morder o bolo feito por sua mãe, sempre alegre, descobre-a como um ser humano cheio de desespero. Comer torna-se uma atividade difícil, já que Rose sente o mesmo que os cozinheiros, pessoal da fábrica de comida e até mesmo quem colheu os ingredientes.

O livro é incessantemente triste. Não aquela tristeza catártica, em que você chora e depois sente-se aliviada. Era uma tristeza constante, crônica, que não sai do seu sistema. E eu não sabia se a tristeza que eu sentia vinha do fato do livro ser tão bem escrito que me fazia sentir assim ou se era porque a cada página a história se distanciava ainda mais da direção que eu (presunçosamente) pretendia que a escritora tivesse tomado.

Se era para ser fantasia, faltou aprofundamento. Se era para ser uma alegoria, não a entendi. Talvez a culpa seja minha e das minhas altas expectativas.

(foto por Cristiano Cittadino Oliveira)

 

O que você acha? Deixe uma resposta.

