Dica da amiga (Anna Márcia)

Livro: “Mandela – The Authorised Biography”, por Anthony Sampson

Estilo: biografia

Porque vale a pena ler: Meu gênero preferido são biografias. Gosto de viajar na trajetória de outras vidas, imagino se um dia publicarei minhas memórias.
Fato é que, ao me deparar com a Biografia de Nelson Mandela eu estremeci. Procurava algo que prendesse minha atenção, um bom livro em inglês, já que eu estava morando em Dublin na época. O livro é grandioso, mais de 700 páginas, um desafio pra mim.
Logo no primeira parte do livro me emocionei bastante ao conhecer a origem dessa grande figura da política mundial. Mandela é um estudioso. Inteligentíssimo e com um senso apurado de liderança, Mandela ousou aparecer no caminho do governo branco. Seu crime foi transgredir barreiras determinadas pelo regime do Apartheid, sua luta foi pela igualdade, pela inclusão-não só e negros, mas hindus, comunistas, etc- pelos direitos humanos.
Preso, fica quase 3 décadas em cárcere. Na prisão,  transforma o tempo em estudo. Disciplinado, mantem uma rotina matinal que incluía exercícios físicos e meditação.
Seus colegas e prisão o respeitam como a um rei. . Até os agentes penitenciários reconhecem que ele é diferente. Foi investigado pelo governo, era um homem perigoso e sua maior arma era sua própria consciência política.

Ele foi prisioneiro, sim, mas deixou a prisão já transformado em mito. Um líder, um santo, um presidente. Mandela é tudo isso no imaginário popular, que o recebe ovacionando.

Ter lido esse livro, estando Madiba ainda vivo foi como se eu pudesse ter orgulho do ser humano. Para mim, ele é um dos maiores líderes da história.

O que você acha? Deixe uma resposta.

