Dica do amigo (Luiz Guilherme)

Livro: “Apresentação da Filosofia”, de André Comte-Sponville (mais conhecido pelo excelente “Pequeno tratado das grandes virtudes”)
 
Estilo: Filosofia
 
Tema: o título é bem sugestivo. Trata-se de uma introdução à Filosofia, sob a ótica deste filósofo francês contemporâneo, que aborda 12 temas essenciais, como a moral, a política, o amor, a morte, o conhecimento, a liberdade, Deus, o ateísmo, a arte, o tempo, o homem e a sabedoria, na visão do autor.
Por incrível que pareça o livro é pequeno, traz linguagem leve e ao mesmo tempo pungente sobre cada um dos assuntos. Há milhares de frases no livro que são capazes de conquistar até mesmo os mais avessos à Filosofia.
 
Porque vale a pena ler: em um dos meus aniversários ganhei o livro “O jurado”, do John Grisham, de um amigo meu. Ele não sabe, mas resolvi trocar o livro. Foi uma das melhores coisas que fiz, com todo respeito. Sou meio suspeito, desde os 15 anos, assistindo as aulas da professora Zelinda, já tinha me apaixonado pela Filosofia. E esse livro, sem dúvida, se tornou um marco para mim. Se a Filosofia é o caminho racional à busca de felicidade, como diz o próprio autor, este livro é uma bússola. Ele mesmo diz que filosofar é pensar por si próprio, é questionar tudo o que se põe a sua frente. Mas, para fazê-lo é preciso seguir as pegadas de outros filósofos e autores. Essas são as pegadas iniciais da jornada. Excelente leitura.

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s