Dica da amiga (Débora Grubba Lopes)

Livro: “Infiel”, de Ayaan Hirsi Ali

Estilo: biografia

Tema: O livro narra a trajetória de Ayann, uma exilada somali que, questionando o fundamentalismo islâmico – no qual sua vida, sua cultura e sua família sempre foram baseados – após anos de violência principalmente dentro de casa e pelo simples fato de ser mulher, foge de um casamento arranjado e, anos mais tarde, consegue se eleger deputada na Holanda, até ver um amigo assassinado por ter exposto suas ideias em um filme.

Porque vale a pena ler – Foi um dos livros mais marcantes que li e que me permitiu vivenciar uma outra cultura de uma forma muito bem escrita e emocionante. Ayaan descreve o que é crescer em um país como a Somália, o que é viver diariamente com a violência dentro de casa e aos cinco anos ser marcada pela mutilação do clitóris. Conta o que é estar dentro de uma cultura pautada pelo fundamentalismo islâmico e mostra todos os caminhos que percorreu em busca de respostas para a sua fé.
Apesar da tristeza inevitável em diversos momentos pelo que a autora teve que passar – e saber que se trata de um retrato do que ainda acontece em tantos lugares – “Infiel” mostra como alguém pode ir mais longe em busca daquilo que acredita, ainda que tenha que enfrentar sua família e a tradição que foi acostumada a seguir, além de ter que lidar com constantes ameaças de morte.  
Sem dúvida, recomendo muito!

Anúncios

2 comentários

  1. Sabe que eu vi um filme na tv sobre um tema parecido baseado tb num livro de uma somali que foi mutilada na infância – será que é o mesmo? Tristíssimo e, infelizmente, ainda verdadeiro.

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s