Dica da amiga (Daniele C.)

Livro: O caçador de pipas (Khaled Housseini)

Estilo: romance

Tema: A história de fundo é a amizade de Amir e Hassan, criados como irmãos, na capital do Afeganistão, Kabul, da década de 70. Amir é filho de pai rico, tem personalidade fraca, é covarde e está sempre buscando a admiração e amor de seu próprio pai. Hassan, é filho do caseiro, não sabe ler nem escrever, é conhecido por sua coragem e bondade.  Amir sente muito ciúme da admiração que seu pai tem por Hassan. Essa amizade é colocada em xeque por um fato ocorrido durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, em que Amir demonstra sua fragilidade de caráter. Após a invasão soviética e a tomada do poder pelo regime Talebã, Amir foge com seu pai para os Estados Unidos, mas vinte anos depois ele se vê obrigado a voltar à sua terra natal para se redimir de seus erros e pagar sua dívida com o amigo.

Porque vale a pena ler: Vencido o preconceito contra best sellers, este livro se mostra muito mais profundo do que parece à primeira vista, por dois motivos. Primeiro, por descrever o dia a dia do Afeganistão antes, durante e depois da invasão soviética, nos mostrando detalhes da cultura afegâ e uma amostra do horror que foi o Regime Talebã, entre 1996 e 2001. Durante a história, Kabul, a cidade linda e pacífica da infância do protagonista, se transforma em uma terra devastada pela guerra civil e assim parece continuar até hoje. O livro ajuda a entender a atual situação desoladora  do Afeganistão e porque ele é um ambiente tão propício para gerar e hospedar as terríveis organizações terroristas que conhecemos. O segundo motivo é o lado sentimental do livro. O romance mostra o quanto um filho sofre com a indiferença de seu pai e pode passar a vida buscando se sentir amado sem conseguir. Além disso, como em uma relação de amizade estão envolvidos ao mesmo tempo sentimentos nobres, como o amor e companheirismo, e vis como o ciúme e o egoísmo. A lição que se extrai é que as maiores dores e mágoas que sofremos nos são causadas geralmente por aqueles que mais amamos.

Anúncios

3 comentários

  1. Outro dia vi o filme na tv e não me animei a ler o livro. Do jeito que a Daniele escreveu entretanto, vou começar a pensar nele para umas férias…

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s