Dica da amiga (Lúcia)

Livro: A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Estilo: Romance

Tema: O romance aborda a trajetória de Macabéa, uma alagoana de dezenove anos, recém-chegada ao Rio de Janeiro, cheia de sonhos e expectativas. A narração fica por conta de Rodrigo S.M., que ao mesmo tempo que cria e conta a história de Macabéa, se mostra nas entrelinhas, buscando sua própria identidade e se transformando, ao lado da alagoana, em personagem central. Os caminhos tortuosos de Maca a levam ao encontro de uma cartomante charlatona, Madama Carlota, que faz uma previsão do futuro, prometendo à ingênua jovem a sua tão esperada hora da estrela, o que – de uma certa forma – não é mentira.

Porque vale a pena ler: Rodrigo S.M. escreve para se compreender e nesta busca traz ao leitor questionamentos filosóficos e existenciais. Com a leitura, ainda, se compreende a complexidade da tarefa do escritor, que “procura a palavra no escuro”. A Hora da Estrela é uma narrativa desorganizada e parece nem fazer muito sentido enquanto lida. A densidade da metalinguagem, porém, é amenizada pelas poucas páginas do livro que, uma vez digerido pelo leitor, se mostra espantosamente interessante.

Anúncios

2 comentários

  1. Não li o livro mas vi o filme que é muito bom. É com aquela atriz Marcela Cartaxo(será este o nome correto?), que é muito feia mas tem exatamente o tipo para a personagem .

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s