Dançarino da Revolução Cultural chinesa

Fui muito empolgada quando decidi assistir ao filme “O último dançarino de Mao”. Trata-se da história verídica de Li Cuxin, garoto pobre chinês que é escolhido na sua paupérrima vila para receber um rigoroso treinamento de balé na capital.

Os pais aceitam a separação, que pode vir a ser para sempre, já que esta é uma oportunidade de melhorar de vida do filho. E não só isso. O idealismo comunista de que o líder Mao sabe o que é o melhor para o povo tem grande peso na decisão dos pais.

Com a aproximação da China e dos EUA nos anos 70, Li é convidado a passar 3 meses em Houston. Ele encanta o diretor artístico do balé e a platéia. E é enfeitiçado por um modo de vida livre e pela bailarina americana Elizabeth. Decide, então, ficar nos EUA, causando um famoso incidente diplomático.

As cenas de dança são lindas. O ator principal consegue emocionar com suas sequências de piruetas, grand jetté e afins. Já como filme… decepciona. Por que os filmes de dança, com exceção de “O cisne negro”, tem de ser tão superficiais e melodramáticos?

Esse filme tinha tudo para ser incrível, tamanhos os assuntos que poderiam ser tratados. Mas o enfoque é pouco profundo. Não se conhece as motivações dos personagens, que são pouco densos. A vida nos EUA é vista como perfeita e a na China comunista como horrível. O mundo não é tão preto no branco… Faltou explorar as nuances do choque cultural e ideológico.

A meu ver, perdeu-se a chance de se contar uma grande história da forma como ela merecia.

Será que o livro autobiográfico é melhor?

 

 

Anúncios

1 comentário

  1. Eu sempre acho os livros melhores que os filmes, especialmente porque neles não se tem a preocupação de tempo limitado… fiquei curiosa para ler!

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s