“Marina”

A obra mais conhecida de Carlos Ruiz Zafón, “A sombra do vento”, é um dos meus livros favoritos. Ele tem mistério, romance, personagens intrigantes, livros antigos, suspense, tudo isso ambientado numa cidade rica em destalhes (Barcelona).

“Marina” foi lançado recentemente em português, mas tem quase 10 anos a menos que “A sombra do vento”. É voltado ao público infanti-juvenil, mas não acho que isso seja empecilho a leitores adultos. É um bom livro? É. Você fica o tempo todo atento à história? Sim. Vale a pena ler? Vale.

Ainda assim, não é um livro top. Minha impressão é de que ele é um rascunho para o que viria a ser a obra-prima “A sombra do vento”. E para quem, como eu, já leu outros 2 livros do autor, não é difícil perceber a mesma estrutura em todos eles: 2 histórias interligadas. A do passado abriga um mistério tenebroso e um romance tumultuado. A do presente marca o primeiro amor e aflige o personagem principal com uma ou algumas pessoas que não aparentam ser humanas.

foto por Cristiano Cittadino Oliveira

Em “Marina”, o adolescente Óscar gosta de sair do internato e passear pelas ruas de Barcelona. Numa dessas andanças, conhece Marina, que vive com o pai em uma mansão quase abandonada. Tornam-se amigos e decidem descobrir a identidade de uma mulher que todo domingo visita um túmulo sem nome, marcado somente por uma borboleta negra.

Se você não leu nada de Zafón, vai gostar. Se já leu “A sombra do vento”, é melhor abaixar as expectativas se decidir ler este que é um dos livros preferidos do próprio autor.

PS: Esse era o meu desafio de fevereiro da gincana “Desafio literário”

10 comentários

  1. Mesmo eu, que ainda não li os outros livros do autor, percebi que esse não é o seu melhor. Mas, como você disse, vale conferir.
    Agora quero ler A Sombra do Vento, já vi várias pessoas fazendo grandes elogios!

    Bjs

  2. Eu também li “Marina” para o desafio. Gostei muito, embora ainda prefira “A sombra do vento”. É infanto-juvenil, mas aborda temas bem adultos. Quais outros livros do Zafón vc já leu? Recomenda?
    bjo

  3. Júlia, realmente quem não leu nada do autor gostou muito. Esse foi o meu caso. Não superou o outro livro que li para o desafio que foi o Niétotchka Niezvânova do Dostoiévski, mas com certeza causou uma impressão. Acho que foi uma boa porta para os outros livros do Záfon, que com certeza, depois da sua recomendação, vou ler.
    Amei a resenha e a foto .
    bjs

O que você acha? Deixe uma resposta.

