Dica da amiga (Marcela Aied)

Livro: “Obra Completa”, Murilo Rubião

Estilo: contos/ realismo fantástico

Tema: Em apenas 33 pequenos contos, Murilo Rubião consegue tratar das questões humanas cotidianas e daquelas mais universais, desafiando a realidade  em cenários muitas vezes não alcançados pela  razão humana. Ajudando o leitor a ingressar nesse universo fantástico, Rubião sugere um sentido ao texto com a apresentação de trechos bíblicos na abertura de cada conto.

Coelhos falantes, animais que se transformam em outros de uma linha a outra, uma mulher que não pára de engordar, uma obra que não tem fim…eis alguns exemplos do fantástico de Murilo Rubião, que, acreditem, causa menos estranheza do que imenso prazer àqueles que se entregam à magia do seu sonho.

Porque vale a pena ler: Impactante é o conto “Bárbara”, no qual o autor narra as aventuras de uma mulher que engorda incessantemente à medida que exige e devora a vida. Intrigante e surpreendente é  “O Lodo”, que nos faz sentir, com os devaneios do personagem, toda a dor da viagem ao inconsciente, nas suas fugas constantes do analista e das questões mais profundas.

É, assim, dessa forma  nada menos que “fantástica” que os contos nos desprendem das amarras da realidade e dos rigores da lógica, nos conduzindo a uma viagem onde a imaginação e a interpretação, quase livre, são nossos únicos guias.

Anúncios

1 comentário

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s