“Criança 44”

Investigação policial ambientada na Rússia comunista. Os elementos propícios para eu gostar do livro estavam lá. E, ainda bem, foram exemplarmente desenvolvidos por Tom Rob Smith.

Na Rússia de Stalin, não há crimes. Estes decorrem do perverso sistema da sociedade capitalista. Afirmar que houve um homicídio é o mesmo que questionar o Estado. Com esta premissa em mente, criou-se o ambiente opressivo da história de “Criança 44”.

Criança 44

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira - intervenção de Júlia A. O.

O agente Liev Demidov é interpelado por seu chefe para uma tarefa que lhe parece indigna de suas funções: convencer seu subalterno, o inconsolável Fiodor, de que seu filho não foi assassinado, mas sim vítima de um acidente fatal nos trilhos do trem.

Liev acredita na ideologia stalinista e nos métodos do trabalho policial, sejam quais for, desde que sirvam “à causa socialista”. Sua crença na estrutura russa o auxilia na tarefa de convencer Fiodor a não mais insistir na tese de assassinato. Quando acontecimentos posteriores indicam a possibilidade de existir um serial killer de crianças, que fez do filho de Fiodor uma das vítimas, esta mesma confiança no sistema torna difícil a assimilação da realidade. E ainda mais árdua e perigosa a tarefa de investigar, à margem do que é oficial, o que está por trás das estranhas mortes.

 

Anúncios

3 comentários

  1. Olá Júlia!
    Não conhecia a trama deste livro, sempre achei a capa muito impactante, mas como tenho fugido de livros de suspense nunca dei muita bola para ele. Lendo tua ótima resenha fiquei com vontade de ler.
    estrelinhas coloridas…

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s