Dica da amiga (Clarissa Pacheco)

Livro: “Não há Silêncio que não termine”, Ingrid Betancourt

Gênero: Memórias

Enredo: Em fevereiro de 2002, Ingrid Betancourt, então candidata à presidência da Colômbia, foi feita refém pelas Farc. Seu cativeiro durou incríveis seis anos. O livro é o relato autobiográfico deste período.

Porque vale a pena ler: O livro me impressionou muito – a ponto de ter sonhado com ele mais de uma vez. A autora revela as precárias condições a que eram submetidos os reféns das Farc: a falta de higiene, de privacidade, de medicamentos. A alimentação inadequada e insuficiente. As extenuantes provações físicas experimentadas a cada vez que mudavam de cativeiro, sendo obrigados a longas caminhadas pela selva amazônica. Há momentos que nos fazem prender o fôlego, como as diversas tentativas de fuga. Outros nos enternecem e emocionam, como os relatos dos programas de rádio que abrem seus microfones às famílias dos prisioneiros, e aos quais a mãe de Ingrid comparecia religiosamente, todas as semanas. Muitos nos entristecem e outros tantos nos chocam. Mas o livro não se limita a isso: a autora mergulha nas relações humanas, tão mais difíceis porque travadas em meio a uma situação de privação máxima. Os liames entre os algozes e suas vítimas, destas entre si ou dos guerrilheiros uns com os outros: nada escapa ao olhar arguto da narradora. A obra também oferece profundas reflexões da escritora, que as expõe com franqueza e coragem. As 556 páginas o livro são vencidas rapidamente e sem esforço.

Anúncios

1 comentário

  1. Eu também li esse livro e recomendo!
    Evidentemente, é um livro que você começa já sabendo como vai terminar, então não há mistérios ou um grand final. Mas justamente por ser real, cada trecho é emocionante, do começo ao fim.

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s