“Enterro celestial”

O tema do Desafio Literário de abril é escritores orientais. Nem precisa dizer que eu amei a escolha e que de desafio não tem nada, já que faz parte das minhas leituras rotineiras…!

O livro escolhido, “Enterro celestial”, da chinesa Xinran, entrou para a lista dos meus preferidos. Uma história diferente de tudo o que já li, na qual costumes e tradições tão estranhas para mim tiveram a força de me transportar a um outro modo de viver e me emocionar profundamente.

Diz a autora que a história é verdadeira e lhe foi contada por uma senhora que a procurou na época em que trabalhava como radialista. No início, foi difícil acreditar que se trata de um relato real, acontecido poucas décadas atrás. E, ao final do livro, me perguntei: por que não? Minha limitada experiência de vida ocidental parecia querer se impor como razão e eu não a deixei vencer.

enterro celestial xinran

Foto por Júlia A. O.

O nome do livro refere-se à prática funerária de certos grupos no Tibete, cujos detalhes valem a pena ser conhecidos pela leitura deste livro. E que no final fará todo sentido…

Shu Wen casa-se com o médico Kejum. Nem 4 meses de casamento se passaram quando Kejum é enviado como médico do Exército para o Tibete. O governo chinês vendia a imagem de que os tibetanos eram amigáveis e propensos a aceitar a dominação chinesa.

Ao receber a notícia de que seu marido desapareceu, uma inconformada Shu Wen alista-se ao Exército para seguir os passos de Kejum. No Tibete, encontra uma senhora à beira da morte. Não só a ajuda, como decide acompanhar a tibetana em sua rotina nômade. Shu Wen passa as próximas décadas de sua vida com uma família tibetana, assimilando seus costumes, crenças e modo de viver, sem nunca desistir da sua missão de descobrir o que realmente aconteceu com seu amado.

Espetacular.

3 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s