“As garotas de Xangai”

Duas irmãs chinesas desfrutam de relativa liberdade na palpitante Xangai de 1937. Levam uma vida de pouca preocupação, posando para artistas de calendários. Até que descobrem que seu pai perdeu todo o dinheiro em jogos de azar e que elas foram trocadas pela dívida. Deverão se casar com os filhos do credor e com eles se mudar para Los Angeles.

Garotas de Xangai Lisa See

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

Peal, a irmã mais velha e forte, e May, a linda caçula, tentam escapar deste fardo. Esquecem que o destino exige seu preço. Quando começam os bombardeiros dos japoneses na China, a vida que conheciam é virada novamente do avesso. Só lhes resta fugir para os Estados Unidos, onde a trajetória das irmãs seguem um outro rumo, também nunca imaginado por elas.

A autora Lisa See trata com cuidado de dois aspectos do livro: a relação de amor e inveja entre as irmãs e a difícil integração dos chineses nos Estados Unidos. Tamanha atenção com estes pontos fazem com que o ritmo da história seja instável. Há momentos em que você fica preso à narrativa, ansioso pelo desfecho e em outros você perde um pouco do interesse, não se anima verdadeiramente com o que podem lhe reservar as próximas páginas. Ainda assim, é um livro que vale a pena ser lido.

Anúncios

3 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s