Sonhos possíveis

“What would happen if one day you decided to follow your heart”? Pia Jane Bijkerk

 O que aconteceria se um dia você decidisse seguir seu coração? – quando li esta frase, não pude deixar de refletir sobre o caminho que eu estou seguindo na minha vida e se ele corresponde ao que o meu coração deseja.

Ocorreu-me que de tempos em tempos a gente deve – ou deveria – parar e considerar honestamente se está seguindo o caminho certo. Não somente certo do ponto de vista ético; “certo” como um conceito individual, do que é apropriado para concretizar nossos sonhos.

Por sonhos não quero dizer a vida idealizado (ser rico trabalhando pouco, ter um corpo de dar inveja, contar com um monte de amigos incríveis, dar-se bem com a família, ser excepcional em algo, viver eternamente feliz, nunca ter preocupações, etc).

Falo dos sonhos possíveis. 

Sonhos possíveis são aqueles que podem ser alcançados com esforço, dedicação, um pouquinho de sorte e perseverança. Aqueles que são limitados por nosso medo de errar, mas que se você se dispuser a acreditar e por em prática, deixarão o terreno do imaginado para tornar-se reais.

Sonhos possíveis são aqueles que nos motivam a continuar. A não achar a vida uma bobagem que um dia vai acabar. São aqueles que provocam sorriso no rosto e friozinho na barriga.

Sonhos possíveis são aqueles que, se você tiver vergonha de contar, escapam dos seus lábios facilmente se ninguém estiver por perto. E que nos acalentam pela mera expectativa de sua realização.

E aí vem a minha dúvida: se são possíveis, por que a gente não toma coragem e os realiza? Se a felicidade – ainda que fugaz – está a nosso alcance, por que a gente não se despe da acomodação, dos papéis já conhecidos, do medo e embarca no projeto de tornar o sonho real?

Imagine que um dia o imaginado, o desejado, o planejado pode se transformar em sua própria história. Em acontecimentos vividos. Em experiências verdadeiras. Não dá muita vontade de seguir nosso coração?

6 comentários

  1. Ju,
    Ameiiiiiiiiiiiii o post!
    Super me identifiquei nessa fase que eu estou de ir atrás desses sonhos possíveis!!!!!
    Bjs,
    Fla

  2. Lindo texto, Ju. Faz com que reflitamos sobre a vida que levamos e no quanto deixamos de realizar por medo, comodidade, preguiça…

O que você acha? Deixe uma resposta.

