Desinteresse na escola pública

Logo no começo do filme francês “Entre os muros da escola” fiquei incomodada e questionei-me se eu queria/devia continuar assistindo. Tinha ideia do desenrolar do filme e não me animava a ver uma situação desagrádavel e, ainda pior, verdadeira das escolas francesas (e da maioria dos países europeus).

Como o dvd me foi emprestado, tomei por obrigação assisti-lo até o fim. E a sensação desagradável não só persiste durante todo o desenrolar da história, como depois do final.

entre os muros da escolaEm uma escola da periferia de Paris, os professores enfrentam uma verdadeira luta diária com os alunos adolescentes. Desinteressados, desrespeitosos, abusados, grosseiros, preguiçosos e muitas vezes violentos são uns dos poucos adjetivos para qualificar a “turminha” do Professor François, da 7 série.

A França enfrenta o problema racial/cultural/religioso da junção de pessoas das mais diferentes nacionalidades que, não obstante tenham se mudado para o país, recusam-se a adotar os costumes e seguir as leis deste.

Esse é um dos maiores desafios da Europa: grupos de pessoas que não pertencem a lugar nenhum, que não são ligados aos países de origem (sua, de seus pais ou seus avós), mas que tampouco se sentem cidadãos do país onde vivem. A falta de laço com o local onde vivem é fatal; vemos um bando de jovens que não pertence a nada e, portanto, não respeita nada e não enxerga, nem se esforça, por um futuro decente.

Desanimador.

1 comentário

  1. Triste, mas real, né?
    O pior é que esse não pertencimento não se restringe à escola, acompanha as pessoas pelo resto da vida. Eu vejo isso principalmente quando ando pelo centro de SP. A grande maioria das pessoas ali veio de outra cidade, outro estado e, às vezes, outro país. Então essas pessoas se sentem deslocadas, não cuidam de nada, não se importam com nada. Só querem atingir seus objetivos (estudar, ganhar melhor, mandar $ para a família) e pronto. O resultado é um descaso absurdo e muito desanimador…

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s