3 mentiras ao dia

Fiquei intrigada. Uma pessoa me contou que há estudos que afirmam que as pessoas falam, em média, 3 mentiras por dia.

Será?

Fui testar.

Já comecei o dia mentindo. A moça do laboratório me perguntou a quantas horas eu estava em jejum e eu menti. “12 horas”, respondi, sendo que eu estava há 10 horas Não ia ficar mais duas horas esperando, não é?

Saindo para almoçar, encontrei uma amiga que não via há anos, por motivos que eu imagino e compreendo. Propus marcarmos um almoço. Lá vieram várias desculpas, “mas assim que as coisas ficarem mais tranqüilas, a gente combina”, propôs. Ela mentiu. Estava nítido que esse almoço não iria acontecer. Não sei se essa foi a mentira n° 1 do dia dela… De todo modo, a experiência era contar as minhas próprias mentiras e não a dos outros.

À tarde, uma pessoa do meu trabalho contou uma piada. Que eu achei boba. Para o bem do convívio social e não ser antipática, eu ri. Eu menti de novo! Mentira n° 2.

Chegarei ao fim do dia sem mais mentiras?

Já muito tensa como toda essa contagem das mentiras, comecei a entrar em pânico de “ter que” mentir de novo e confirmar a tal das três mentiras por dia. O que me levou a pensar que existem sim, mentiras e mentiras. Aquelas falsidades sem sentido e aquelas necessárias para uma convivência social mais hamoniosa. Ainda assim, não achei muita graça quando comecei a contá-las… E, por outro lado, não acredito ser possível – ou até mesmo desejável – ser 100% verdadeiro. Ninguém gosta (eu não gosto) daquelas pessoas que falam o que pensam, “doa a quem doer“, não é verdade? Ou será essa mais uma mentira que nos contam?

3 comentários

  1. Ju, se nós começarmos a contar meeesmo…capaz que entremos em crise de identidade!! Uma dose de mentira social por dia é necessária e, concordo: não gostamos de que fala verdade demais!

O que você acha? Deixe uma resposta.

