Este filme devia ser obrigatório na escola brasileira!

Como a gente conhece pouco nosso país! Talvez seja uma característica (ruim) da minha geração e das mais novas, mas a verdade é que nos interessamos pouco por nossa história e poucos nos é oferecido, o que alimenta o círculo vicioso. Quase nada sabemos de nossa geografia social e dos povos que estavam no país antes mesmo deste pedaço de terra se chamar Brasil!

Xingu filmeO filme “Xingu”, de Cao Hamburger, deveria fazer parte do currículo escolar brasileiro. Uma das razões é mostrar paisagens naturais, lindamente capturadas. Outras é mostrar a excelência de certas produções nacionais – o que pode estimular o fortalecimento de nossa indústria cinematográfica.

A principal, razão, entretanto, é a aula de história com que “Xingu” nos brinda. História dos índios, do desbravamento do interior do Brasil, de culturas singulares das quais pouco sabemos, de outros modos de organizar a sociedade, de decisões políticas que afetam uma enorme gama de pessoas.

E também uma história de coragem. De não seguir o caminho fácil que a sorte na vida ofereceu aos irmãos Villas-Boas.

Que pessoas esplêndidas devem ter sido esses três irmãos! Orlando, Cláudio e Leonardo possuiam seus defeitos, como qualquer ser humano. O que não prejudica – pelo contrário, intensifica – a história que construíram. As populações indígenas salvas do inexorável avanço do “homem branco” em terras desconhecidas. A decisão de viver uma aventura transformada em meta de vida. A curiosidade de explorar o desconhecido, a sensibilidade de compreender as diferença e de não julgar, a coragem de tentar preservar os índicos da chamada “civilização”.

Um filme magnífico.

Anúncios

2 comentários

  1. Nós, que sabemos tão pouco da nossa história, e na verdade não nos interessamos muito por ela, encontramos no filme um pouco do que somos e porque somos assim. Nota 10 total.

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s