Dica da amiga (Juliana)

Livro: Por isso a gente acabou, Daniel Handler
 
Estilo: Romance juvenil

Tema: Min Green é uma garota de 16 anos que teve o coração partido. Para lidar com o sofrimento que o fim de seu namoro, ela decide escrever uma carta para Ed Slaterton e devolver a ele todos os objetos que servem como pequenas metonímias do relacionamento.

Por que vale a ler: Porque o livro põe por terra a lógica do senso comum que trata livros juvenis e amores adolescentes como literatura menor e amor que não é amor. Daniel Handler, com sua Min Green e os outros adolescentes absolutamente críveis que a cercam, criou uma história delicada, elegante e capaz de despertar a empatia de qualquer um. Conforme lemos a carta que Min escreve pro rapaz que estilhaçou o seu coração, é impossível não criar identificação com toda sorte de sentimentos que a menina experimenta em todas etapas do “ciclo de vida” do namoro. E, puxa, o texto é tão bem executado que a impressão que se tem é que Daniel Handler surrupiou a carta que Min deixou na porta da casa do ex-namorado e resolveu ganhar dinheiro com ela. Nada soa falso ou recai no clichê.

 Para além dos personagens bem delineados e do texto elegante, Por isso a gente acabou tem um projeto gráfico lindo. Sabe, lindo? Então, lindo! Cada capítulo traz ilustrações que retratam os objetos que Min colocou na caixa – ilustrações lindas. É um livro que enche os olhos, com sua capa colorida e um miolo tão“arrumadinho”. Aliás, eu me interessei por ele, à primeira vista, numa livraria. Depois de folheá-lo, tive a certeza de que deveria ler esse livro. E ao terminar, fiquei com uma inveja danada do Daniel Handler: se eu fosse escritora, gostaria de ter escrito um livro sobre amor igualzinho a Por isso a gente acabou.

PS: A Juliana escreve lindamente no blog http://juliana-finaflor.blogspot.com.br/

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s