“A elegância do ouriço”

Atrasada na leitura dos meus blogs favoritos (já que na tarefa de estabeceler prioridades na caótica semana passada, eles ficaram para depois), hoje pus-me a recuperar o tempo perdido (do lazer).

No blog Resumo da Opera, a Michelle exultou o livro “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery. E a culpa de eu não ter gostado deste premiado livro novamente me assaltou.

Não é um livro fácil, pois vem recheado de referências e questionamentos filosóficos quase disfarçados. Tampouco é um livro hermético ou para poucos, haja visto ter sido um dos mais vendidos na França quando de seu lançamento.

São duas habitantes distintas de um elegante prédio em Paris que conduzem o romance e cujas trajetórias acabam por se cruzar. Uma, a ranzinza zeladora, que leva uma vida solitária e culta; outra, a adolescente de 13 anos curiosa e ao mesmo tempo desiludida com a vida.

Eu sei que é um livro acima da média. Eu sei que é um livro que fez merecido sucesso. Eu sei que é uma escrita de qualidade. Só que eu não consegui gostar!! Não me afeiçoei o suficiente dos personagens, não retirei lições, não me diverti… Eu simplesmente não estabeleci a necessária conexão com o livro para que os momentos com ele passados tenham sido mágicos.

(foto por Júlia A. O.)

4 comentários

  1. Não se sinta culpada! Eu o odiei! Personagens esquemáticos e rasos, as citações cultas são para se fazer de profundo. Pretencioso!

  2. Eu até me assustei quando entrei aqui e vi que você tinha feito um post sobre “A elegância do ouriço”. Já estava pronta para falar “que coincidência! eu também adorei”, mas pelo visto sua experiência com o livro não foi a mesma que a minha. Como você bem disse, eu exultei o livro, adorei mesmo. Mas relaxe! Não gostou, paciência… Ser premiado não quer dizer que é unanimidade, né?
    Beijo!

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s