“Noturno”

Eu sou sugestionável e medrosa. O que não prejudica minha afirmação de que o livro “Noturno” me deixou com medo. Confesso que até pensei em deixar uma luzinha acessa à noite (essa parte já é exagero meu, pessoas de coragem normal não precisarão deste recurso).

Guillermo del Toro e Chuck Hogan criaram uma história de vampiros cuja tensão vai crescendo a cada página e o alívio de um susto não acontece… Nada de vampiros sedutores, humanizados. Criaturas más, irracionais, sendentas. Medo!

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

O começo do livro é muito intrigante porque você não entende o que está acontecendo, assim como os personagens humanos. Os autores vão oferecendo migalhas de informações que parecem não fazer sentido… Até que finalmente fazem. Os personagens varões predominam, assim como detalhes sobre aviões, rotinas de órgãos americanos de crise e outros assuntos que agradam em especial o público masculino.

O final me pareceu um pouco apressado e desprovido da tensão que eu tanto gostei no começo. Por seu o primeiro de uma trilogia, tinha-se de deixar alguns ganchos para o próximo, o que não me agradou particularmente. Ainda assim, uma história muito boa.

Livros de terror não são minha leitura comum. Esse foi uma ótima experiência. Estou curiosa para ler os próximos e ao mesmo tempo receosa de só ver mais do mesmo. O que me aguarda?

PS: Esse era o desafio de agosto do “Desafio literário”.

12 comentários

  1. Eu gosto de histórias de terror. Não sabia que esse era trilogia. Estou meio enrolada este mês e acho que não vou conseguir ler os 3 que havia separado. Talvez consiga ler 1 e olhe lá. Mas que bom que você gostou da experiência.
    bjo

  2. Para tudo. Eu não sabia que o Guillermo Del Toro escrevia livros! rs
    Eu particularmente gosto dos filmes dele…

    Ah mas em alguns livros é isso mesmo, a nossa imaginação faz com que o que já é terror vire mais assustador ainda. Eu tb nunca tinha lido esse tema, mas como gosto de filmes acabei gostando dos livros tb ( mesmo só lendo 1 esse mês).

    Beijos!

      1. Ah, eu que me confundi, achando que você estava falando do ator (que também é bom). Quem sabe voc~e gosta do livro se gosta do diretor, não é? bj

  3. muito boa tua escolha, os vampiros, como vc chama, humanizados são bons, mas nada mesmo como ver uma criatura na sua essencia. sempre fui fanatica por essas criaturas da noite, desde minha primeira leitura de Anne Rice, Entrevista com Vampiro.

  4. Tava passeando pela lista de leituras do desafio quando vi o Noturno e vim correndo ler. Terror é o meu gênero literário favorito. Adoro o Del Toro, eu só não li ainda pelas péssimas críticas ao livro. Como a minha lista “de espera” é enorme eu vou deixando pra depois aqueles que eu percebo que não agradaram muito de maneira geral. E não sabia que era uma trilogia, alias, tenho um certo preconceito com trilogias rs.

    De terror eu to lendo Hell House, a casa infernal, e adorando. Para o desafio literário li um do Lovecraft, O caso de Charles Dexter Ward, e vale a pena, se quiser continuar lendo mais livros do gênero fica ai a indicação.

O que você acha? Deixe uma resposta.

