Personagens femininas preferidas – literatura

Inspirada pela listinha de Raquel Toledo, resolvi montar a minha própria. Personagens preferidos na literatura. Hoje começo com as personagens femininas do coração. Afinal de contas, as damas primeiro.

Não são necessariamente meus 10 livros preferidos, mas são livros do coração porque tem como protagonista uma menina/moça/mulher por quem eu torci.

coração de lantejoula

A lista está em ordem alfabética e não de preferência:

1 – Alice – “Alice no país das maravilhas” é uma diversão para crianças e adultos. Quando criança, queria ter vivido as aventuras dela. Agora adulta, continuo com essa vontade.

2 – Claire Walsh – uma moça que supera o fato do marido tê-la largado logo que seu primeiro bebê nasce, o que a obrigou a voltar a morar com seus pais e algumas de suas malucas irmãs, ganha entrada certa para meu coração. Todo esse drama é contado de forma leve e por vezes divertida por Marian Keyes, em “Melancia“.

3 – Hermione Granger – a espertinha da saga “Harry Potter” me faz lembrar de mim mesma. Estudiosa, levantando a mão nas aulas para responder corretamente (espero!) ao professor. Ela me encantou por sua inteligência, bravura, lealdade e perseverança.

4 – Julieta – porque eu sou romântica…

5 – Laura Ingalls – a menina que rumou para o oeste dos EUA com sua família pioneira foi uma das principais responsáveis por eu adorar ler livros. Laura era como uma amiga, que eu encontrava assim que abria as páginas do livro.

6 – Morgana – misteriosa, batalhadora, ambígua, sensual, mal-compreendida, ardilosa, apaixonada. Difícil descrever a heroína de “As brumas de Avalon”, que às vezes você ama e outras você odeia.

7 – Miss Marple – a curiosa e esperta decifradora de enigmas de Agatha Christie. Velhinha inglesa das boas!

8 – Persépolis – alter-ego da escritora Marjane Satrapi, ela é contestadora, inteligente, idealista, revolucionária, divertida.

9 – Sayuri – não tem como não amar a vida fictícia desta gueixa talentosa, sofrida, doce e guerreira, em “Memórias de uma gueixa

10 – Sookie Stackhouse – só o fato de ela ser telepata já faz virar minha heroína. Adoro um super-poder no mundo “real”! Sookie, da série de livros de Charlaine Harris, é uma amiga de encontro certeiro

Como toda lista, está sujeita a modificações. Seja porque minha memória falhou e alguma personagem incrível ficou de fora, seja porque novas personagens queridas ainda serão descobertas.

E você? Quero saber quem ganhou seu coração.

PS: Antigamente, era “a personagem”, substantivo feminino, seja referindo-se a homem, seja referindo-se a mulher.  Hoje, de acordo com os dicionários, é nome de dois gêneros, ou seja, concorda com o sexo da pessoa a que se refere: “O personagem Padre Amaro”, “a personagem Anita”.
 
4 comentários

  1. Muito boa sua lista!
    Alice, Hermione e Persépolis estariam na minha lista de amigas literárias.
    Não sabia dessa regra de “personagem”. Sempre uso no masculino. Bom saber.
    Ah… e você foi apressada e já viu o selinho lá no blog. Não se pode nem fazer surpresa…humpf! (brincadeirinha)
    bjo!
    PS. Você já foi à Bienal? Pretende ir? Se estiver por lá no sábado, dê um toque para a gente se encontrar.

    1. Oi, Mi! Já vi, sim o selinho, obrigada!
      Sobre a Bienal, não vou pois estou fora da cidade. Depois me conta sobre suas compras. E vamos pensar num outro lugar literário para nos encontramos! bj

  2. ai, eu odiei Melancia! kkk Nossa, achei chatérrimo! Da MK, gostei de Casório!
    A
    Quanto ao restante, só conheço Hermione, Miss Marple e Julieta. Não li Alice. ( tsc tsc)

    Hermione é minha amicíssima de infância. Adoro como ela é correta, dedicada, compassiva. Aliás, de todas as desgraceiras que acontecem em HP, o que mais me fez chorar foi aquele momento em que a Belatrix tortura a Hermione. Morre tanta gente querida, Harry já foi torturado de formas muito piores, mas eu senti como se aquela violência com a Hermione fosse a mais injusta de todas.

  3. Adorei sia listinha, Júlia! Mas você ainda não leu “As Crônicas de Artur”, do Bernard Cornwell, né? Porque a Morgana dele não tem NADA a ver com a das “Brumas…”.

O que você acha? Deixe uma resposta.

