Ei, tradutores, por que mais um título de filme que destoa do original?

“Salmon fisihing in the Yemen” significa “Pescando salmão no Iemen”. Os tradutores de título de filmes decidiram chamá-lo de “Amor impossível” para os cinemas brasileiros. Oi? Alguém me explica tamanha incongruência?

Melhor desistir de entender. E partir para o filme em si. Que, sim, tem amor. E tem uma história de fé. Fé no sentido de acreditar em um sonho, por mais maluco que pareça aos demais. O sonhador em questão é um sheik do Iemen que quer construir um rio para pescar salmão no seu país. País este que é um deserto. Uma esperta consultora é contratada, assim como um especialista em pesca.

amor impossivel ewanHá cenas um tantinho piegas ou previsíveis, que podem irritar os mais céticos. Se você, por outro lado, estiver num espiríto mais leve, disposto a relevar estes momentos pouco críveis, vai encontrar um filme gostoso de se assitir.

(fonte: 1)

Anúncios

3 comentários

  1. Aha! Vou esclarecer aqui uma dúvida da maioria das pessoas, que bota a culpa em nós, pobres tradutores.
    É o seguinte: quem define o título traduzido não é o tradutor, e sim a equipe de vendas/marketing da distribuidora do filme no Brasil. A escolha é feita com base no que a equipe ACHA que vai atrair mais público, aumentar a bilheteria/vendas, enfim… É isso que gera títulos absurdos que muitas vezes não têm nada a ver com a história. Por isso temos inúmeros títulos com “amor”, mesmo quando esse não é o foco da trama.
    Quando ao filme, ainda não vi. Quero ver pelo Ewan McGregor e pela Emily Blunt, embora já espere um filme mais ou menos.
    bjo

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s