“Terra sonâmbula”

Terra sonambula

Foto por Júlia A. O.

O desafio literário deste mês me era complicado: escritor africano. Sem contar Camus (cuja nacionalidade é, em verdade, francesa, apesar de ter nascido na Argélia), nunca tinha lido nada de escritores deste continente.

Por muitas recomendações aqui no blog, decidi ler algo de Mia Couto, escritor moçambicano. O escolhido foi “Terra sonâmbula”, mistura de ficção e lendas africanas. O menino Muidinga segue viagem por uma árida estrada, tendo por companhia o velho Tuahir. Encontram um ônibus incendiado, que se transforma numa morada temporária dos viajantes. No mesmo loca, encontram os doze cadernos. Neste diário, a história de Kindzu hipnotiza Muidinga e Tuahir, já tão desesperançados pela fome e desolação de um país destruído pela guerra civil.

Para mim, a melhor qualidade do desafio é nos forçar a sair da zona de conforto de gêneros de livros que já conhecemos e gostamos. Ler um autor africano, que se vale de palavras regionais e de uma narrativa onírica, valeu para abrir minha mente e me mostrar outros meios de se contar uma boa história.

Os momentos  fantasiosos da história me lembraram o realismo mágico de Gabriel García-Márquez, no sentido em que acontecimentos irreais incorporam-se ao cotidiano sem maiores explicações. A destruição trazida pela guerra civil permeia a trajetória dos personagens, que não tem comida, abrigo, família, país ou esperança.

Não vou dizer que eu tenha me apaixonado pelo livro ou tenha me tornado uma fã, mas tive, sim, momentos agradabilíssimos ao encontrar frases ou parágrafos que unem as palavras poeticamente e de modo não usual.

1 comentário

  1. Eu queria ler algo do Mia Couto para o desafio, mas não estava disposta a comprar nada. Todos os livros que li para o DL eu já tinha em casa, vieram de troca ou empréstimo. Mas com certeza esse autor está na minha lista de futuras leituras.

    Nos 2 livros de escritores africanos que li até agora, a guerra civil tem um papel fundamental. Também gostei muito de conhecer outras realidades e formas de uso do português.

    bjo!

O que você acha? Deixe uma resposta.

