“Justiça – o que é fazer a coisa certa”

Seria muito nerd da minha parte dizer que eu vibrei com as discussões sobre o que é justiça no incrível livro de Michael J. Sandel?

Eu gosto bastante de filosofia, só que confesso uma certa preguiça de encarar um livro hermético e de difícil assimilação como os desta matéria são em geral. Filosofia política, então! Quando soube deste livro de um celebrado professor de Harvard, em que a pergunta sobre o que é certo e o que é errado é discutida de modo acessível, foi pura alegria.

 

o que é fazer a coisa certa
Foto por Júlia A. O.

 

“Justiça – o que é fazer a coisa certa” foi tudo e mais um pouco do que eu esperava. Michael Sandel investiga as três principais correntes de filosofia política que tentam encontrar uma definição universal para o conceito de justiça: utilitaristas, para os quais justiça é igual à maximização da felicidade geral; os que defendem a liberdade como expressão da justiça e a visão aristotélica de bem comum.

As teorias e suas derivações são testadas com casos reais ou imaginários, como terceirização da gestação, cotas em universidades, se sempre devemos falar a verdade, serviço militar obrigatório – esta é a parte mais interessante do livro! Você pode começar a leitura com uma convicção em mente e perceber que não são em todos casos que você concorda com a solução que a teoria por você defendida alcança. É um exercício mental estimulante!

O leitor não precisa ter estudado Direito ou Ciência Política para apreciar o livro. Na verdade, qualquer um que aspira a uma boa vida social deveria abrir a mente com as provocações propostas pelo professor.

Anúncios

2 comentários

  1. Que interessante! Também acho filosofia um assunto incrível, mas é exaustivo e teórico demais. Mas com os casos reais e imaginários propostos, imagino que seja muito mais prazeroso abordar o assunto, né?
    bjo

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s