Bibliotecas do Hotel de Ville e do Senado – Paris

As “journées du patrimoine” são eventos anuais, por várias cidades européias, em que monumentos históricos são abertos ao público. Tanto podem ser lugares abertos À visitação, que deixam de cobrar naquele final de semana, como locais de visitação restrita, que abrem suas portas excepcionalmente.

É uma ideia maravilhosa, que permite aos cidadãos e turistas vivenciar a cidade e conhecer diferentes manifestações culturais. É o tal do viver a cidade, tão pouco comum em nosso país.

No ano passado, em Paris, tivemos a sorte de conhecer dois lugares incríveis: o Hotel de Ville, que é a Prefeitura, e o Senado (Senat). Em ambos, abundam obras de arte, detalhes ricos e centenas de anos de História.

Algo que adorei em ambos foram as bibliotecas! O que eu não daria por expulsar aquela multidão e poder ler ou estudar com calma no meio do mar de prateleiras de livros!

No Hotel de Ville, corria o risco de eu ficar apreciando o teto e me esquecer do livro…

biblioteca hotel ville paris1 bibliohotelville2

No Senado, eu quase me sentei em uma daquelas mesas compriiiiidas, mas achei que a bronca que eu iria levar podia ser severa…

biblioteca senat paris bibliosenat2

(todas fotos por Cristiano Cittadino Oliveira)

O que você acha? Deixe uma resposta.

