Um dos concorrentes ao Oscar 2013

Lincoln foi o presidente americano responsável por mexer as engrenagens do Estado para que fosse aprovada a emenda constitucional que aboliu a escravidão. Um ideal nobre que, para ser alcançado, fez-se acompanhar de corrupção, jogos de poder, trapaças e mentiras.

Os fins justificam os meios?

Fonte 1

Fonte 1

No filme de Steven Spielberg conhecemos o lado A e lado B do momento histórico da votação da emenda na Câmara. Os Estados Unidos travavam a guerra da secessão, na qual os estados do sul queriam a independência para manter a escravidão e explorar suas riquezas, ao passo que os estados do norte queriam manter a unidade do país, abolir a escravidão e se apossar das reservas do sul.

O período não era nada fácil e Lincoln navegou com dificuldade e bravura.

Não consegui encaixar o personagem em nenhum padrão que eu já conhecia. Ele conta diversas histórias e anedotas, nem sempre bem compreendidas por aqueles a seu redor. Ele tinha uma esposa maluca, depressiva e bem chata. Ele perdeu um filho. Seu filho caçula era exageradamente (eu diria) mimado. Ele tinha 2 metros de altura. Comprometeu sua integridade para libertar os escravos. Apressava ou prolongava o tempo a seu favor.

E não somente Lincoln é um objeto curioso de ser retratado, como o ator Daniel Day-Lewis está espetacular no papel – eu nem o reconheci!

Para alguns, o filme pode ser devagar em certas passagens. Para mim, as discussões de lógica jurídica são tão interessantes que não me cansei.

Oscar, Oscar!

2 comentários

  1. Fiquei maravilhada com a interpretação do Daniel DL!!! Mas tenho de confessar que os discursos são mais interessantes para advogados…..às vezes me perdia um pouco….

O que você acha? Deixe uma resposta.

