“A libélula dos seus oito anos”

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Um livro que te faça rir. Esse era o desafio de fevereiro (do Desafio Literário 2013). E agora?

Eu dou risada com filmes, seriados e quadrinhos argentinos. Já com livros… não consigo me lembrar de um que tenha me feito rir. Puxando pela memória, lembrei que o máximo que cheguei perto de uma risada foi com as doidices de Martin Page, em “Como me tornei estúpido“. Por isso, escolhi outro livro dele para completar a tarefa.

“A libélula dos seus oito anos” não me fez gargalhar. Fez com que eu percebesse um sorriso no meu rosto ou aquele risinho abafado quando você se depara com algo incrivelmente maluco. E essa é a graça de Martin Page: ele cria cenários surreais não tão longes assim da realidade. E nisso diverte o leitor.

Não se enganem pela magreza do livro. Suas poucas páginas são lidas devagar, porque Martin Page constrói frases tão cheias de metáforas e invenções, que o cérebro tem que usar a imaginação para compreender tudo o que os olhos viram.

Acompanhamos a vida de Fio Régale, que passa desapercebida pelo mundo, apesar de uma existência curiosa. Até que as engrenagens do destino a tornam famosa no mundo das artes, sem ela ter desejado ou buscado tal adoração. A menina tem total despreparo para lidar com as bajulações e jogos sociais que envolvem a fama. O autor critica os supostos entendedores da arte, de um jeito engraçado e até um pouco amalucado.

Um pequeno grande livro.

DL 2013

4 comentários

  1. Não conhecia esse livro e nunca li nada do Martin Page, mas me pareceu interessante. Depois vou tentar ler. 🙂

    Ei, conheci teu blog por causa do comentário que tu deixou no meu e achei isso aqui tão fofo. Parabéns!

  2. Julgando pela capa, eu jamais diria que é um “livro para fazer rir”. Mas depois que vi o nome do Martin Page caiu a ficha. Adorei ‘Como me tornei estúpido’ e tenho outros livros dele na minha lista de querências. Esse eu não conhecia, mas acabou de se tornar desejado.
    bjo!

O que você acha? Deixe uma resposta.

