“Serena”

Quando você cruza com um escritor/escritora que faz mágica com as palavras, dá uma invejinha, não? O recém-descoberto (por mim) Ian Mc Ewan acabou de se tornar alvo. Como escreve bem o danado! Não à toa é considerado por muitos um dos maiores ficcionistas da atualidade.

Conhecia o incrível filme “Desejo e reparação”. Depois de ler a resenha da Michele sobre “Serena”, decidi que devia conhecer a obra do autor no papel. E para isso, tive que descumprir minha promessa de começo de ano de só comprar um livro novo quando diminuísse a pilha de livros ainda não lidos aqui em casa.

Uma violação da regra por justa causa.

“Serena” não somente é bem escrito, como foi uma deliciosa pausa nos temas que eu normalmente procuro nas minhas leituras. Era justamente o que eu precisava: um livro BOM com temática diferente e, ainda, assim, envolvente.

Foto tirada por minha mãe!

Foto tirada por minha mãe!

A personagem principal – e narradora – nos conta sobre sua juventude, em especial os meses em que foi recrutada pelo Serviço de Inteligência Britânica, no fim dos anos 60. É uma história de espionagem na qual o foco não é o serviço secreto. Ou melhor, o serviço secreto é elemento relevante, mas somente parte de toda uma gama de construções em torno da inglesa bonitona que se forma em matemática em Cambridge, lê vorazmente e encontra no MI5 uma oportunidade de uma rotina diferenciada no meio da crise econômica e social pela qual a Inglaterra passava.

O leitor vai se enrolando na bem-tecida teia de Ian McEwan e nem percebe. Ainda bem.

4 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

