Por que eu escrevo um blog?

Comecei a ler blogs quando eu estava noiva. Passada a fase – e tendo tomado gosto por ler diariamente sobre algum assunto que me interessa e não é relacionado a trabalho – procurei outros blogs para manter o vício adquirido.

Há pessoas bem mais tops do que eu, que conseguem se concentrar no trabalho durante todo o período laboral. Eu preciso de algumas pausas ao longo dia, principalmente depois de terminar alguma tarefa especialmente complicada. Ler um blog é o escape ideal – posso fazer isso da minha própria mesa, gasto poucos minutos, alivio o cérebro e logo posso continuar na labuta, revigorada.

Há um ano e meio, já acostumada com minha rotina de leitura virtual, senti vontade de contribuir para o espaço online. Eu adoro escrever, mas já há algum tempo andava preguiçosa de registrar minha vida num diário. E se eu escrevesse sobre boas experiências em um blog? Em especial sobre livros, que eu tanto adoro? E também sobre filmes, restaurantes, músicas e tudo mais que preenche minhas horas de lazer e que pudessem ser compartilhada por outras pessoas, com gostos parecidos? E se nessa de compartilhar, eu aprofundasse meu relacionamento com meus amigos, que diriam se também leram o mesmo livro, e encontrasse pessoas com quem eu pudesse trocar impressões sobre algo que realmente eu adorei/odiei?

A ideia toda me pareceu divertida! Aí lá fui eu inventar moda, torcendo para alguém ler meus posts. Sabia que no mínimo minha mãe leria..ahahah… No fim, tendo 1, 1.000 ou 1 milhão de leitores, o gostoso é o exercício quase diário de refletir sobre um livro, compartilhar um bom filme ou alguma outra “felicidade” que ocupou meus momentos de ócio.

Eu adoro quando algum amigo ou desconhecido deixa um comentário em algum post. Escrever pode parecer uma atividade solitária, mas uma de suas graças é você sentir que alcançou alguém e esse alguém querer te dizer algo sobre o mesmo assunto, trocar experiências, te ajudar a enxergar outro lado ou mesmo concordar com você e vibrar junto!

O que me colocou para pensar em tudo isso foram dois posts que li hoje em dois blogs queridos: o FinaFlor, da Juliana, em que ela comenta o quanto adora receber comentários e o Decor8, da americana Holy Becker, que num longo post discute o papel dos blogueiros e a importância de compartilhar o que outras pessoas estão fazendo de legal pela net, ao invés de ficar fissurado em só postar “exclusividades”.

Esse senso de comunidade é algo engraçado em se tratando de um mundo em que você não enxerga o outro. Ainda assim, você se sente conectado a pessoas com quem você nunca conversou ao vivo, mas que dividiram um pouco de si em seus blogs. Eu sou fã daquelas que escrevem nos blogs que eu sempre sigo e torço para tudo dar certo na vida delas, assim como torço pelas pessoas de quem eu gosto e com quem convivo no mundo real. Coisa doida, não?

No fim, meu blog serve para eu reviver um momento de felicidade, de alertar para livros/filmes/etc que não me pareceram um bom uso do tempo, para conhecer pessoas novas e para me sentir conectada com gente bacana espalhada por aí.

E você, como é sua relação com os blogs?

2 comentários

  1. Olá! Tudo bem? Acredito que esta seja a primeira vez em seu blog e já gostei logo de cara.

    Vivo fazendo posts com esse tema. Pensando e repensando do por que eu escrevo.

    Assim como você, escrever e ler espaços virtuais me ajudou não só a conhecer pessoas interessantes, como também me expressar melhor. É bom demais partilhar idéias.

    Beijãooo!

    1. Obrigada pela visita!
      Refletir sobre por que eu escrevo um blog foi uma maneira de avaliar se eu deveria continuar e cheguei à conclusão de que, sim, vale a pena!
      bj

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s