Para quem gosta de processo criminal

Um filminho de julgamento sempre faz minha cabeça. E considerando que eu estava na onda do oscarizado “Lincoln” quando assisti à “Conspiração Americana”, o segundo filme talvez tenha sido mais apreciado do que se eu não estivesse bem por dentro do momento histórico em que a história se passa.

conspiração americana fimeApós o homicídio do presidente norte-americano Lincoln, oito pessoas são acusadas de planejar e/ou executar o crime. Sob Mary Surrat, a única mulher do grupo, pesa a acusação de ter prévio conhecimento do ataque, pois os criminosos realizaram diversos encontros em sua residência (que ela utilizava como pensão).

Um advogado recém-formado é destacado para fazer sua defesa. Inicialmente revoltado em ter que defender alguém cujos atos ele abomina, suas investigações mostram que a realidade não é bem aquela discutida no tribunal.

É interessante ver como a ausência de princípios processuais que hoje nos são tão comuns, como a presunção da inocência e a igualdade de oportunidades para defesa e acusação, faz com que injustiças possam ser cometidas. Não que o processo criminal moderno seja livre de erros; o que o filme demonstra é que ele pode ser pior!

Anúncios

2 comentários

  1. Nossa, Julia… Eu estudei Direito (graças aos céus não segui a profissão!) e a matéria que mais abominava era processo – mas pelo que você escreveu do filme, fiquei curiosa para ver. Lembro de quando foi lançado, que deu preguiça, mas agora realmente depois de entrar “no clima” com Lincoln e sabendo dessas coisas que você apontou, dá uma inspirada, né? 🙂

    Parabéns pelo blog!

    Abraços!

    1. Oi, Juliana! Só por curiosidade: você acabou indo trabalhar com o que?
      Advogados terão mais facilidade de gostar deste filme, mas quem curte história também pode apreciar. Depois me fala se você assistir.
      abç!

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s