“Meninas inseparáveis”

A existência de gêmeos é um fenômeno muito curioso da natureza. É uma relação peculiar, pois não são só irmãos, são pessoas cuja ligação é mais forte do que nós – “não gêmeos” – conseguimos entender. São pessoas geneticamente muito parecidas, o que não significa que reajam igualmente a mesma situação.

Minha mãe tem duas primas gêmeas que são fonte inesgotável de diversão – elas tem personalidades bem marcantes e diferentes, mas não é incomum uma terminar a frase da outra. Eu adoro quando isso acontece, é quase como assistir a um show de stand-up comedy!

Tudo isso torna o assunto intrigante para mim. E se os personagens de um livro são gêmeos, já é um bom passo para eu me interessar pela história.

Agora imaginem que o livro não é só sobre gêmeos… mas sobre gêmeas siamesas!!

Por acaso – ou não tão por acaso – foi justamente uma dessas gêmeas que comentou com minha mãe sobre “Meninas inseparáveis”. Lori Lansens nos apresenta as irmãs Rose e Ruby, unidas pela cabeça. Prestes a completar 30 anos, são convidadas a escrever suas memórias. Os capítulos são escritos cada hora por uma delas.

meninas inseparaveisDepois que você supera o estranhamento com a situação peculiar das meninas, fica difícil não se envolver com a inimaginável vida de nunca, mas nunca mesmo ter um momento privado. Pelo menos não no sentido em que nós concebemos os momentos de solidão.

Ainda que praticamente dividam o mesmo corpo, Rose e Ruby tem percepções distintas dos acontecimentos. Mesmo que haja limites físicos à separação, a mente de cada uma das gêmeas permite que sintam a vida como sua própria.

O tema pode estranhar; já o resultado é extraordinariamente humano.

Anúncios

4 comentários

  1. Já li esse livro já faz um bom tempinho. Lembro que não gostei muito na época. Mas, me fez parar pra pensar bastante sobre como é complicado viver da forma como elas contam. Sei lá, seria muito estranho! rsrs

    Beijos!

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s