“A ciência dos bebês”

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Como era de se esperar, a recente maternidade teve como consequência uma pequena alterada de foco nas leituras. Continuo amando meus livros de ficção – não mudei tanto assim! – só que o espaço deles agora é repartido com livros de…bom…de mãe!

Um dos que eu mais gostei, indicado pela queridíssima amiga Teca, é “A ciência dos bebês – da gravidez aos cinco anos”, de John Medina. O livro é excepcional pois mistura dicas para futuros pais aflitos com dados científicos, tudo de um modo divertido, compreensível para leigos e muito, mas muito informativo.

O autor é biólogo molecular e pai; logo, entende tanto de ciência como da experiência da paternidade. Suas explanações vão se dividindo entre o que é genético e o que é comportamental. Para ter um filho inteligente, feliz e moralmente correto, os pais precisam compreender no que podem auxiliar os filhos e o que é determinado por fatores biológicos, ou seja, em geral fora de seu alcance.

As dicas não são, portanto, gratuitas; tem um embasamento de pesquisas que aumenta a confiabilidade no que se está lendo. Não me parece que tudo o que está lá deve ser levado a ferro e fogo… Ninguém é perfeito e todos temos dias de mau-humor e cansaço. O que me agradou foi poder compreender e – espero! – assimilar certas atitudes que poderão ajudar minha filha a desenvolver seu potencial, ser saudável e, principalmente, feliz.

Fórmula infalível não existe, mas ninguém deve dispensar uma ajuda que vai ao encontro de seus valores, não é?

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s