“O mundo pós-aniversário”

Uma amiga da minha mãe (que agora, eu sendo adulta, também é minha amiga) me emprestou “O mundo pós-aniversário”, da Lionel Shriver, com extraordinária recomendação.

Eu estava curiosíssima, claro!

O livro é engenhosamente construído. Irina tem um relacionamento sólido, mas morno com Lawrence. Leva uma vida boa, sem muitos altos e baixos. Até que se apresenta uma situação em que se sente tentada a trair seu marido. Um beijo acontece. Ou não acontece. E é a partir destas duas possibilidades que o livro vai sendo construído. Histórias em paralelo sobre o rumo que a vida de Irina toma havendo ela cedido ao desejo ou resistido firmemente.

Eu adoro livros grossos, mas neste caso eu teria preferido que a autora tivesse enxugado a história. Uma trama muito, mas muito bem engendrada, só que com um excesso de parágrafos que torna difícil manter o interesse.

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

Fiz algo que nunca havia feito: pulei capítulos. Com peso no coração? Sim. Funcionou? Sim! Foi o único jeito de não abandonar o livro e perder uma boa reflexão que seu final me trouxe.

Uma compreensão possível do que a autora nos quer mostrar – SPOILER! – é a de que não existe certo e errado. A gente nunca sabe bem onde nossas decisões, pequenas ou grandes, vão nos levar. E muitas vezes, os dois caminhos te farão feliz, triste ou conformada. É tudo um misto de acaso e destino, não é?

4 comentários

  1. Morro de vontade de ler algo da Lionel Shriver. E você é a segunda pessoa que eu conheço que se incomodou com os excessos da autora. Uma amiga disse a mesma coisa de “Precisamos falar sobre o Kevin”. Vou botar um livro dela na minha lista de leitura de 2014 🙂
    beijo!

  2. Eu tb pulei mas achei muito interessante saber sobre o “se “. Se beijar vai dar onde? e se não beijar? Ju descreveu bem, nunca se sabe onde nossas decisões nos levarão.

O que você acha? Deixe uma resposta.

