“A maternidade e o encontro com a própria sombra”

Por sugestão de uma amiga, que confessou ter aberto os olhos para muitas coisas com o livro, ataquei com voracidade “A maternidade e o encontro com a própria sombra”, de Laura Gutman.

Laura propõe o “resgate do relacionamento entre mães e filhos“. Explica como as sombras, isto é, os problemas emocionais da mãe, afetam o bebê. É uma teoria bem construída, com exemplos de casos que ela atendeu. Só que não me convenceu… Não me identifiquei com a forma que a psicoterapeuta enxerga as dificuldades do início da maternidade e como propõe solucioná-los.

É o tipo de livro que ou você compra a ideia e dele tira uma lição ou que mais cedo ou mais tarde vai abandonar. Acabei na segunda categoria. Cheguei a um ponto em que não via mais sentido em continuar lendo se eu não havia de fato embarcado na viagem com a autora. E se antes eu já não gostava de perder tempo, agora não posso mais me dar esse luxo.

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Ainda não me decidi sobre indicar ou não este livro a futuras mães. A experiência da maternidade é tão única… E se para mim o livro não fez sentido, para outras ele serviu de guia e apoio.

2 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

