“A dama e o unicórnio”

Minha memória me falha e já não sei se primeiro li o livro “Moça com brinco de pérola”, de Tracy Chevalier ou se foi o filme, com Scarlett Johansson… De todo modo, o que importa é que gostei bastante de ambos. Assim, busquei outros títulos da autora e me deparei com “A dama e o unicórnio”.

Na França do final do século XV, Nicolas é contratado por um nobre para desenhar tapeçarias comemorativas. O artista convence seu patrono quanto a uma audaciosa mudança de tema das peças ao mesmo tempo em que se apaixona pela filha daquele.

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

A sinopse pareceu-me atraente, com bonitas descrições da técnica de tapeçaria como arte. O que me fez desgostar do livro foi o erotismo da filha do nobre, na minha concepção uma menina muito nova para tudo o que vive no campo sexual. Ainda que na Idade Média a moral e os costumes fossem outros, não pude me desprender da minha cabeça da era “moderna”.

Quase desisti de Tracy Chevalier, mas outro livro da autora, “O azul da virgem”, veio a seu resgate. Falo dele outro dia.

2 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

