“O chamado do Cuco”

“O chamado do Cuco” (Ed. Rocco), de Robert Galbraith, é um livro que passaria desapercebido por mim não fosse a revelação bombástica (pelo menos no mercado editoral, certo?) de que fora escrito, na verdade, por J. K. Rowling. Usando um pseudônimo, ela queria liberdade para contar novas histórias e, imagino, não ter de fazer um alarde publicitário e promocional que seu nome requereria.

Até um advogado engraçadinho revelar a verdade, não posso afirmar com certeza, mas talvez não teria comprado o livro. A capa brasileira é muito brega, diga-se de passagem. E a sinopse revela um mistério não extraordinariamente original: a supermodelo Lula pula de seu apartamento, mas seu irmão não está convencido de que foi suicídio. Contrata, então, o detetive Cormoram Strike, veterano de guerra e à beira da falência.

O livro demora um pouco para engrenar. A investigação de Strike aparentava falta de rumo – ou pelo menos eu não compreendia onde ele queria chegar e o que ele conseguia descobrir de importante em cada entrevista. Mas para o final, a trama adquire um ritmo melhor e várias teorias começam a se formar na cabeça do leitor – para mim, essa é a graça dos livros policiais: te fazer duvidar de um suspeito, depois de outro, então você imagina um novo motivo para o homicídio…

A verdade é que é um livro policial muito bom, mas que, dado o tanto que amo Harry Potter, eu esperava um pouco mais do novo livro da J. K. Rowling. Se vou comprar o próxim livro do detetive Strike, “The silkworm”? Ah, sim! Mesmo não sendo um bruxo que amo de coração, Cormoran Strike tem sua graça.

chamadocuco

Anúncios

6 comentários

  1. O livro ta na minha lista de próximos! Mas tb acho que não compraria ele se não soubesse que fosse da J K Rowling hehehe
    Espero que seja melhor que morte súbita pq ele não conquistou meu coração…

  2. Achei o livro bom, mas creio que a autora tem concorrentes na Grã Bretanha MUUUUito melhores do q ela neste gênero. Vamos ler o próximo…..

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s