“Erros irreversíveis”

Houve uma época, durante a faculdade, em que eu devorava livros de tribunal. Um dos autores famosos nessa temática, além de John Grisham, é Scott Turrow, também advogado.

Em “Erros irreversíveis” (Ed. Record), há aquele assunto adorado pelos leitores de dramas jurídicos: condenado à pena de morte e a possibilidade de se descobrir a inocência do mesmo pouco antes da execução.  O preso da vez é Esquilo, considerado culpado pelo homicídio de 3 pessoas. Dez anos depois, próximo da data de sua execução, surgem novas provas que o isentariam da sentença condenatória e que apontam para erros gravíssimos ocorridos durante o julgamento.

Com a sempre polêmica discussão sobre a validade da pena de morte como sanção criminal, Turrow cria personagens pouco empáticos, cheios de falhas humanas. Falta o herói – ou algo próximo disso – por quem você torce. Além disso, o livro é cheio de altos e baixos: momentos de tensão ou de interessantes passagens sobre os procedimentos judiciais e outros aborrecidos, em que você não se importa realmente com o que as figuras da trama pensam ou como agem.

Essa inconsistência fez com que eu não me arriscasse com outra obra dele. Quem sabe agora, passada uma década, é a hora de dar-lhe uma nova chance?

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

2 comentários

  1. Eu gosto muito de um suspense, mas esses livros que se passam em tribunais nunca me chamaram muito atenção (em filmes eu até assisti alguns que gostei muito).
    Um dia desses eu vou tentar ler alguma literatura desse tipo e ver como me dou.
    Acho que você devia sim dar uma chance. Eu abandono muitos livros, as vezes para sempre mas a maioria quando tento ler de novo descubro que é bom, a época em que eu tentei ler antes foi que não foi propícia.

    Abraços,
    Tamara Costa
    http://www.doseliteraria.com.br

O que você acha? Deixe uma resposta.

