Mordomo por mais de 30 anos

“O mordomo da Casa Branca”, estrelado por um conjunto de atores bem conhecidos do público, acompanha a vida de Cecil Gaines, afro-americano que desempenha a função de mordomo da Casa Branca por 8 administrações diferentes.

Baseadoem fatos reais, Cecil começa a vida como escravo de uma plantação de algodão que presencia o assasinato do pai e violência contra a mãe. Para “amenizar” os atos atrozes de seu filho, a matriarca branca o traz para dentro de casa, para ser treinado para ser um “negro de casa”.

Foto tirada do site Ambrosia

Foto tirada do site Ambrosia

Com habilidades de servir, Cecil foge da fazenda e vai se aprimorando até chegar à Casa Branca. Sua vida desenrola-se por décadas turbulentas nos Estados Unidos para os negros, com movimentos por seus direitos civis e fim das práticas segregacionistas.

O conteúdo do filme é triste, pois a realidade dos negros norte-americanos foi de extrema injustiça por décadas e décadas. Incompreensíveis comportamentos de ódio me doem o coração. Cecil esmera-se em ser um trabalhador exemplar e confiável, acreditando que deste modo afastará o racismo e o terrível destino de seus pais. Já um dos seus filhos opta pela luta nas ruas pelo fim do racismo.

A temática do filme, portanto, é relevante e o ponto de vista pelo qual os fatos históricos são demonstrados é inteligente. Pena que os atores principais não nos dão uma atuação convincente. Nem os atores secundários. Diálogos pobres e de pouco impacto. O filme é mediano, não comove o tanto que eu esperava… Ao invés de me emocionar, senti um pouco de tédio.

Para mim, não está à altura das críticas positivas que recebeu nos Estados Unidos.

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s