Zeladores portugueses em Paris

Quando nós moramos em Paris, achamos graça que a zeladora do nosso prédio era portuguesa (o que facilitava a comunicação!). Até que descobrimos que é comum que portugueses sejam zeladores de prédios na cidade-Luz. Isso porque, se de um lado eles são trabalhadores comprometidos e dedicados, para eles é uma chance de conseguir dinheiro para, na época da aposentadoria, comprar a tão-sonhada casa em Portugal.

São centenas de portugueses que dedicam suas vidas inteiras a servir aos moradores franceses, na esperança de passar o fim de suas vidas na terrinha. Tal é a extensão do fenômeno, que quando um deles volta ao país natal ou tira férias, já indica um conhecido português para ocupar sua vaga.

gaiola dourada

É essa a realidade retratada em “A gaiola dourada”, uma produção franco-portuguesa. O casal Maria e Zé trabalham de sol a sol para fugir da crise de seu país e juntar dinheiro. Não esperavam ganhar uma herança e ver o sonho de voltar à Portugal ricos tão próxima. O problema é que seus filhos foram criados em Paris e são muito mais franceses que portugueses. Além disso, a notícia se espalha e tanto os moradores do prédio, dependentes da dedicação de Maria, como o empregador de José farão de tudo para que eles não deixem o local.

O filme tem clichês e momentos forçados, mas proporciona boas risadas com a mistura do linguajar francês e português, assim como foi para nós uma espiada na vida de alguns zeladores portugueses com os quais cruzamos na nossa estada parisiense.

Anúncios

2 comentários

  1. Eu dei boa risadas no filme! Talvez prá nós brasileiros seja uma oportunidade de reflexão sobre o que é ser sério e comprometido no trabalho

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s