Praia do futuro, por Letícia Amorim

Como eu soltei um solene “não gostei” ao acabar o filme, mas acho que o Wagner Moura merece mais do que isso, chamei minha amiga, Letícia Amorim, para falar do nosso programa do sábado:

praia futuro wagner“Fazia um tempo que não ia ao cinema – e a dona do blog também! Então combinamos de ir assistir a um filme no sábado à noite. Ela fez algumas sugestões e eu escolhi “Praia do Futuro”. Afinal, passar duas horas vendo o Wagner Moura não faz mal a ninguém, né? Em termos…

Eu classificaria o filme como “interessante”. Não, não é um eufemismo para dizer que o achei ruim. Mas podia ser melhor.

O filme conta a história de um salva-vidas (Wagner Moura) da Praia do Futuro, em Fortaleza, a partir de um evento trágico: a perda para o mar pela primeira vez; ele só consegue salvar um dos dois turistas alemães que estavam se afogando. Aí começa a ligação dele com o alemão (gato!) Konrad, com quem ele muda para Berlim, deixando tudo para trás.

As paisagens são cinzentas, frias. Várias longas cenas não têm falas. A música é triste. Penso eu que tudo isso é para transmitir ao telespectador exatamente a introspecção e as sensações pelas quais o personagem está passando, mas faz com que o filme fique cansativo.

Só que é um filme que fala sobre auto-aceitação, sobre recomeço – e sobre o quanto isso é difícil –, por isso que eu classifico o filme como interessante. Por que o filme mostra exatamente esse dolorido processo, a necessidade da mudança e da aceitação, e mostra que é possível, sim, superar dificuldades e preconceitos – até de si mesmo.

E, na minha opinião, a atuação do Wagner Moura é mais uma vez impressionante. Ele muda sua forma de falar, sua forma de andar… até o olhar parece diferente.

Ah, se você quer manter a imagem do Wagner Moura durão de Tropa de Elite, fuja deste filme! Aqui, ele é frágil, confuso e procura a liberdade através da fuga, até descobrir que não é possível fugir de si mesmo.

Obrigada pela companhia, Ju! Na próxima, você escolhe o filme! ;-)”

 

1 comentário

O que você acha? Deixe uma resposta.

