Versão

Quando começou o zum-zum-zum em torno do novo sucesso young adult “Divergente”, adotei minha habitual posição de pé atrás. Muitas vezes eu também viro fã, como no caso de “Crepúsculo” (que eu adorei antes da fama e acho os filmes péssimos) e “Jogos vorazes” (adoro os livros e os filmes). Na maioria das vezes, passo ilesa pela febre, como no caso de “A culpa é das estrelas”.

divergenteCom “Divergente”, decidi começar pelo filme e, se curtisse muito, partiria para a trilogia.

Vou ficar só nos filmes, mesmo.

Sinceramente? É uma versão de “Jogos vorazes”. Não sei se digo que é inspirado ou cópia mesmo. Futuro distópico, mocinha com extraordinárias habilidades físicas e mentais, romance com colega do “jogo/facção”, governo que quer manter a paz mas no fundo é mau, possibilidade de outra forma de viver que não se sabia que ainda era possível após a “guerra”, e por aí vai.

O filme tem o trunfo de ter Shailene Woodley, que torna crível o papel de Tris, garota que surpreende os pais ao optar por uma facção diferente da deles na cerimônia da escolha. O mundo, ou melhor, Chicago, tem as pessoas divididas em 5 facções, conforme suas habilidades. Uma vez escolhida a facção, você desempenhará determinado papel e nessa facção se manterá. Tudo para manter a paz, já que tira bastante do livre arbítrio com o mote “facção antes do sangue”.

Só que Tris é o que se chama de divergente, pessoa com habilidades que a coloca em mais de uma facção. Só que isso é perigoso, pois afronta o sistema, o que implica em esconder sua real identidade para não ser morta.

Se você tiver tempo de assistir, ótimo. Se não tiver, ótimo do mesmo jeito.

2 comentários

  1. Vejo o sucesso das distopias com muito receio, ainda não li nenhum. É engraçado, você se rendeu às distopias e eu me rendi ao livro e filme de A Culpa é das estrelas. Tenho uma sobrinha adolescente que insistiu muito para que eu lesse e li, vi o filme, gostei. Quando sua filha for adolescente você vai acabar tendo que ler algo do gênero… Rsss. Mas sua fala de que se ver ou não ver daria a mesma coisa também poderia ser aplicada ao A culpa é das estrelas, podemos dizer que é apenas bonitinho.

O que você acha? Deixe uma resposta.

