“Um dia”

Não sabia muito sobre “Um dia”, de David Nicholls, o que fez com que eu fosse ao cinema antes de ler o livro. Saí emocionada da sala e comprei o livro, com a intenção de lê-lo somente quando os detalhes da história já estivessem um pouco apagados da memória, proporcionando assim uma melhor experiência de leitura.

Esperei desde dezembro de 2011 até agora. Achei que era tempo suficiente.

Não foi.

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

Foto por Cristiano Cittadino Oliveira

A história é tão marcante, que eu me lembrava de quase tudo. Principalmente do final, o que me fazia querer ler bem devagarzinho.

Continuei achando a trama incrível, uma história de amor real, com personagens que poderiam ser pessoas que você conhece e por quem torce (ou de quem você torce o nariz, já que o Dexter é um babaca, até deixar de sê-lo).

Só que o fato de minha memória estar tão vívida estragou um pouco o deliciar dos capítulos anuais, já que eu não tinha aquela sensação de “para onde a história vai?”, “o que eles vão fazer?’”, “será que…?”

De todo jeito, acompanhar o mesmo dia (15 de julho) na vida de Emma e Dexter, durante vinte anos, foi como participar da vida quase que inteira de dois amigos.

Recomendo muito.

3 comentários

  1. Ganhei esse livro de uma certa pessoa e simplesmente amei!!!!
    Como fiz o caminho contrário (primeiro li o livro e depois vi o filme), fiquei com aquela típica sensação de que a tela não consegue passar tudo que o papel te oferece.
    Amei o livro, amei a história, e essa sensação de o que será que vem agora, vai dar certo finalmente é realmente um dos pontos altos. Achei muito real a história e muito fácil de acreditar que poderia mesmo ter acontecido.
    Não estava preparada para o final da primeira vez e, na segunda, fiquei mal como se nem soubesse o que ia acontecer hehehe
    Vale muito a leitura!

  2. eu li depois de ter visto o filme e achei a leitura muito empolgante. Não gosto tanto do filme. Acho que o Dexter do filme, por exemplo, é mais raso.

O que você acha? Deixe uma resposta.

