“O tempo entre costuras”

Uma das minhas metas para 2015 é ler todos (ou quase todos, sejamos realistas) os livros que eu ganhei de presente nos últimos anos. A pessoa vai lá, pensa, pensa, pensa e escolhe um livro que imagina que você vai gostar. O mínimo que você, presenteada, pode fazer, é reorganizar a lista de leituras e dar prioridade aos presentes, não?

Nesse espírito, comecei o ano com “O tempo entre costuras”, de María Dueñas. E que começo! Um livro fantásticos!

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Acompanhamos a vida de Sira, uma jovem costureira sem muita perspectiva, que vê sua vida virar de cabeça para baixo por uma paixão avassaladora, que a leva da Espanha para o Marrocos. Se por um lado a mudança implicou fugir da guerra civil espanhola, por outra levou-a a conhecer o lado ruim das pessoas e ter de enfrentar uma nova realidade sem qualquer conhecido para lhe acolher.

Essa primeira parte é boa, mas confesso que levei umas boas 100 páginas para deixar de implicar com a Sira. Quando ela leva um tombo e começa a se reerguer é que o livro fica interessante. E fica ainda mais empolgante quando começa a II Guerra Mundial e então a mocinha tem de virar mulher.

O que eu não gostei da história são as similitudes com a trajetória da Coco Chanel. O que não tira o imenso prazer que esse livro me proporcionou, em especial com construções de imagens tão lindas como a que ela descreve o silêncio invadindo a sala de costura e pousando sobre as dobras de tecido. Tem quem tenha uma habilidade de transformar palavras em poesia! Maria Dueñas é dessas priviliegiadas.

Anúncios

1 comentário

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s