“Os luminares” – tentativa 1

Aceitar a derrota não é fácil. A preguiça, falta de interesse e ansiedade me dominaram. Larguei o premiado “Os luminares”, de Eleanor Catton na página 120. Se parece que a leitura estava avançada, merece ser ressaltado que o calhamaço tem quase 900 páginas e, se eu continuasse no ritmo em que estava, faltariam 8 meses e meio para terminar. Nada encorajador, eu diria.

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Quando minha mãe me contou, animada, que havia comprado um dos livros mais falados da Flip, eu também me empolguei. A menção ao fato de que a história tinha por base os parâmetros astrológicos me fez criar uma expectativa errônea: a de que a história tinha um quê de misticismo. Assim como eu me enganei ao supor que por estarem investigando um assassinato, o livro teria as reviravoltas de um bom livro policial.

Mesmo com o assustador número de páginas, não é uma leitura desgastante. A Autora habilmente constrói a personalidade de cada um dos homens envolvidos na elucidação (ou cometimento) do crime. São personagens multifacetados e nada comuns. Minha dificuldade foi a lentidão com que cada “micro pecinha” do emaranhado de relações vai sendo colocada em loooongos capítulos.

Para o recém-fundado vilarejo de Hokitika, na Austrália, homens navegam atrás de pepitas de ouro. Misturam-se garimpeiros e funcionários do governo a toda sorte de pessoas que se sujeitam a qualquer coisa pela sonhada riqueza. Um homem é encontrado morto. Uma prostituta tenta dar cabo de sua vida. E homens que não possuíam nenhum tipo de vínculo se encontram reunidos para descobrir o que de fato ocorreu. Cada um com suas memórias, que vão sendo reveladas ao leitor em minúsculas doses.

Vou devolver o livro a minha mãe, desejar melhor sorte e guardar o desejo de um dia novamente tentar a leitura d´”Os luminares”.

O que você acha? Deixe uma resposta.

