“One night in winter”

Quando eu adoro um livro, procurou outros títulos do mesmo autor, na esperança de encontrar outra história para me deliciar. Em geral, funciona. Outras vezes, o acaso feliz não se repete.

Sashenka“, de Simon Sebag Montefiore, foi um desses livros que me prendeu do começo ao fim. O autor é historiador e o pano de fundo da Rússia de Stalin é ricamente tecido. Empolgada, comecei a leitura de seu outro livro de ficção, “One night in winter”. E se nesse a parte histórica é igualmente rica, a parte ficcional deixa muito a desejar. É tão melosa que meus olhos reviravam…

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Na Escola 801 estudam os filhos da elite de Stalin. Na Rússia logo após a vitória na II Guerra, o clima era de festa e os adolescentes do último ano puderam se dar ao luxo de se apaixonar pela literatura (vista como burguesa) de Pushkin. Eles foram além: criaram um grupo, The Fatal Romantics, no qual fazem pactos de viver pelo amor e brincam de recriar o duelo entre dois personagens dos poemas do famoso poeta russo.

Só que o duelo, que era para ser uma encenação, dá errado e dois dos alunos são mortos. Se o ocorrido envolvesse adolescentes comuns, o caso teria logo caído no esquecimento. Mas não. Os alunos mortos e seus amigos são filhos de importantes oficiais do governo de Stalin e o que começa como a investigação de um suicídio, transforma-se na caça por elementos que provem um golpe contra Stalin. Nem que para isso seja necessário prender e torturar crianças e adolescentes.

Como o livro não quer ser somente sobre o terror da ditadura stalinista, histórias de amor proibidas ganham relevo e são essas as partes que ao invés de me fazer suspirar e torcer pelos personagens, me deixavam cada vez mais decepcionada.

Resumindo: não ando com muita sorte nas minhas últimas leituras!

Anúncios

2 comentários

  1. Oi Julia. Vc abandona ou vai até o fim? SEMPRE fico nessa dúvida, rs. Acabo tentando levar até o fim, quando não é muito insuportável.
    Boa sorte nas próximas!

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s