Noviça não rebelde

“Ida” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015. Esse título costuma aumentar a curiosidade em relação ao laureado.

Como a Apple TV salva os sábados ou domingos mortos em casa, assistimos ao filme polonês com um pé atrás na hora em que percebemos o ritmo lento e a imagem preto-e-branco. Esse estranhamento inicial logo desapareceu e fomos recompensados com um filme marcante.

ida

Anna foi abandonada bebê em um convento e lá cresceu. Antes de assumir os votos de freira, a madre superiora revela à moça que ela tem um parente vivo, uma tia. Apesar da resistência da noviça, ela é enviada à cidade para conhecer a tia.

Esse encontro é igualmente benéfico e maléfico para cada uma delas. Anna é ingênua e convicta dos votos que quer fazer perante Deus. Sua tia, Wanda, sofreu com a II Guerra Mundial e, mesmo que agora ocupe um importante cargo de juíza, carrega uma amargura e um cinismo que se chocam com a realidade da sobrinha.

As duas atrizes são excelentes. Principalmente porque não são caricatas e sim demonstram que os seres humanos são definidos por certas características, o que não os impede de também agir ou sentir algo contrário.

O bacana do filme, em que os silêncios são abundantes, é que cada frase dita traz muito conteúdo. Toda frase revela algo. Nada é dito por acaso, para preencher o tempo. A relevância de cada palavra é tamanha que você se pergunta por que a gente fala tanto!

O espectador não somente ganha uma história tocante, como também se enche de questionamentos: a religião é aquele na qual você nasceu ou na qual você acredita? Vale a pena mexer nas feridas do passado? Uma perda brutal pode ser superada? Seu passado é importante, se você nunca soube dele? É melhor tomar uma decisão conhecendo todas as variáveis ou é melhor desconhecer outras opções?

E mais tantas outras perguntas que demonstram a força de “Ida”.

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s